Como treinar seu cão para obedecer comandos básicos

Antes de começarmos a falar em treinamento precisamos ter em mente que todo cachorro tem uma história, ou seja, ele é único. Essa característica pode tornar o adestramento diferente em alguns aspectos exigindo mais ou menos esforço do seu dono. O cão pode aprender em qualquer idade, sendo mais fácil começar quando filhote. De qualquer forma é muito gratificante ter um cachorro educado e adestrado.

Qualquer pessoa pode ensinar comandos os básicos, como senta, fica, aqui… basta ter um pouco de vontade, disposição e seguir as dicas que deixamos nesse artigo e logo você desfrutará dos benefícios de ter um cachorro obediente.

O primeiro exercício é o passeio que envolve colocar coleira e guia corretamente, caso o cão fique muito ansioso, guarde a guia e espere ele se acalmar. Ao sair para o passeio, mantenha uma postura calma e assertiva, pois os cães percebem a energia do dono. Se ele começar a puxar a guia, pare e espere até que ele se acalme. Aos poucos ele entenderá que caminhar ao seu lado é o comportamento esperado. Antes de iniciar a caminhada procure cansar um pouco seu cão para evitar que ele puxe a guia e no começo, apenas 10 minutos está bom, depois pode ir aumentando o tempo. O passeio também estabelece e aumenta o vínculo do relacionamento entre você e seu amigo.

Um comando fundamental é o “senta”. Esse é um ótimo ponto de partida, pois ajuda a introduzir a obediência de forma simples. Com um petisco ou mesmo um pouco de ração na mão, posicione-o acima do focinho do cão, movendo-o lentamente para trás, de forma que ele naturalmente se sente para seguir o alimento. Assim que ele fizer o movimento, elogie e recompense com o petisco ou ração. Repetir esse processo diariamente reforça o aprendizado e, em pouco tempo, o cão obedecerá ao comando sem hesitar. Pode-se também exercitar o comando senta no passeio. Quando você parar ordene que ele sente-se e olhe para frente. Ao caminhar ele irá acompanha-lo. Acostume-o a sentar-se sempre quando você parar.

Já o comando “fica” exige paciência e consistência. Comece pedindo para o cão sentar, depois dê o comando “fica” enquanto dá alguns passos para trás. Inicialmente, mantenha-se próximo e aumente a distância gradualmente, sempre recompensando o comportamento correto. Lembre-se de não exigir demais logo no início; pequenos avanços diários geram grandes resultados.

Treinar um cachorro requer dedicação, mas os resultados são extremamente recompensadores. Um cão bem treinado não só facilita o dia a dia do tutor, como também vive de maneira mais tranquila e feliz. A consistência e o reforço positivo combinado com o negativo, são os pilares de um bom adestramento. Lembre-se de que cada cachorro tem o seu tempo e, com paciência, qualquer cão pode aprender novos comportamentos, tornando a convivência ainda mais harmoniosa. Agora que você já tem as principais orientações, que tal começar hoje mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *